domingo, 31 de março de 2013

A Última Grande Lição (O Sentido da Vida) - Mitch Albom

Essa vai ser um post meio longo, então paciência... rs

        Ano passado (2012) uma amiga me emprestou um livro muito interessante, que acabou se tornando um dos meus livros favoritos. Muitos dos pensamentos que nele está registrando são ideias que eu também fui formando com o decorrer dos anos. Me identifiquei bastante e me emocionei muitíssimo com a história da vida e da morte de Morrie Schwartz.
        O livro retrata os últimos meses de vida do professor universitário, Morrie Schwartz, um professor que impactou a vida de Mitch Albom. Morrie sofria de uma rara doença, que foi aos poucos degenerando o seu corpo, deixando-o incapacitado de fazer as mais habituais tarefas, como se alimentar e ir ao banheiro.
        Depois de muito tempo sem contato com o seu professor, Mitch descobre que ele havia adquirido uma doença e estava em estado degenerativo, seu primeiro pensamento foi de visitá-lo, o que ele não sabia é que depois da primeira visita haveriam mais 14 encontros em terças-feiras, onde Mitch aprendeu muito mais com aquele querido professor que ele chamava carinhosamente de 'treinador'. 
        Eu particularmente fiquei fascinada com o livro, foi único. Como o livro não era meu e eu não pude sublinhar as partes que mais me encantaram, copiei tudo que achei interessante (e foram muitas coisas) e quero postar aqui algumas belas lições que Morrie deixou.

A Última Grande Lição

"A cultura que temos não contribui para que as pessoas estejam satisfeitas com elas mesmas. Estamos ensinando coisas erradas. E é preciso ser forte para dizer que se a cultura não serve, não interessa ficar com ela. Que é melhor criar a sua própria."

"Uma tarde me queixo do choque entre o que a sociedade espera de mim e o que eu quero para mim (...)"

"A vida é uma série de puxões para a frente e para trás. Queremos fazer uma coisa, mas somos forçados a fazer outra. Algumas coisas nos machucam, apesar de sabermos que não deviam. Aceitamos certas coisas como inquestionáveis, mesmo sabendo que não devemos aceitar nada como absoluto."

"-Parece luta livre (pondero)
- Luta livre - ele repete e ri- É, pode-se definir a vida dessa forma.
- E que lado vence? - pergunto
- Que lado vence?
Ele sorri para mim, os olhos enrugados e os dentes tortos.
- O amor sempre vence. Sempre."

"Tanta gente anda de um lado para o outro levando vidas sem sentidos. Parecem semi-adormecidas, mesmo quando ocupadas com coisas que julgam importantes. Isso acontece porque estão correndo atrás do objetivo errado. Só podemos dar sentido à vida dedicando-nos a nossos semelhantes e a comunidade e nos empenhando na criação de alguma coisa que tenha alcance e sentido."

"(...) Dinheiro não é o item mais importante. Diz que eu preciso ser "integralmente humano". Fala da alienação da juventude e da necessidade de "conexão" com a sociedade de que me cerca."

"O mais importante na vida é aprender a dar o amor e a recebê-lo."

"(...) Deixe o amor vir. Pensamos que não merecemos amor; pensamos que, se nos abrirmos a ele, nos enfraquecemos. Mas um sábio chamado Levine disse a palavra certa: 'O amor é o único ato racional."

" Como seria bom se pudéssemos estabelecer um limite diário às lamúrias. Só uns poucos minutos de lágrimas e pronto. Enfrentar o dia."

"Às vezes, não acreditamos no que vemos e precisamos acreditar no que sentimos. E se quisermos que os outros confiem em nós, precisamos sentir que confiamos neles. Mesmo que estejamos no escuro. Mesmo quando estamos caindo." 

"O professor se liga à eternidade; ele nunca sabe onde cerra a sua influência - HENRY ADAMS."

"(...) Todo mundo sabe que vai morrer, mas ninguém acredita. Se acreditássemos mudaríamos o nosso comportamento (...) saber que se vai morrer e preparar-se para a morte a qualquer momento. Assim é melhor. Assim, podemos ficar mais envolvidos com a vida enquanto vivemos."

"Envelhecer não é só decair fisicamente. É crescer!"

"Quem encontra um sentido para a vida não deseja voltar atrás. Deseja ir em frente. Quer ver mais, fazer mais."

"Devemos descobrir o que existe de bom e verdadeiro e belo em cada fase da nossa vida."

"Colocamos os nossos valores em coisas erradas. Isso leva a uma vida de desilusões."

"Posição não leva a nada. Só um coração aberto leva à pessoa flutuar em igualdade entre os semelhantes."

"Mas doar-me aos outros é o que me faz sentir vivo."

"Quando estamos ameaçados, passamos a nos preocupar só com nós mesmos."

"(...) Mas as coisas grandes, como o que pensamos, o que valorizamos, isso precisamos escolher. Não podemos deixar que ninguém, que nenhuma sociedade decida isso por nós."

"Viver significa poder ser responsável pelo outro. Significa poder revelar minhas emoções e meus sentimentos. Falar com os outros. Sentir com os outros."

"(...) Não é só aos outros que precisamos perdoar (...) Precisamos nos perdoar também (...) Pelo que não fizemos. Por tudo o que devíamos ter feito. Não devemos ficar presos ao remorso do que não aconteceu quando devia acontecer. Isso de nada adianta a uma pessoa (...)"

"Não existe fórmulas para o relacionamentos. Elas precisam ser negociadas em clima de amor; com espaços para ambas as partes, para o que querem e o que necessitam, para o que pode fazer, levando em conta a vida de cada um."

"O amor existe quando estamos tão preocupados com a situação do outro como estamos com a nossa."

Cansei de digitar... kkk
Bom, depois de um tempo eu achei um filme baseado nesse livro, normalmente os filmes nunca se parecem totalmente com os livros, mas até que esse é parecido (estou dando sorte rs)


Divirtam-se ^^





Nenhum comentário:

Postar um comentário